Conheça a nova edição do ComunicAÇÃO Vicentina

BAIXE A EDIÇÃO AQUI

BAIXE O ENCARTE ESTUDO BÍBLICO VICENTINO AQUI

 

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

E chegamos ao fim de mais um ano, tendo a oportunidade de crescer na fé. Viver o Natal. Momento quando finalizamos alguns ciclos, refletimos e analisamos os nossos comportamentos, reacendemos o fogo da vida, por meio de celebrações que nos recordam o nascimento de Jesus e o ato de amor infinito de Deus por nós, e nos conduz a viver mais intensamente o Dom da Caridade. Época que temos a possibilidade de revisitar laços de amizade, de planejar nossos passos, de mudar posturas e pensamentos, ou pelo menos, de se pensar em mudança.

Para nós, vicentinos e vicentinas, o Natal deve ter um tom mais importante, porque nos recorda a nossa vocação, que consiste doar a nossa vida ao outro como um gesto de extrema Caridade, pois é abrindo as portas do nosso coração que conseguimos tocar a alma dos que sofrem. Durante todo ano, ouvimos as palavras do Evangelho de Cristo, as orientações da Igreja, na pessoa de nossos sacerdotes, bispos e o Santo Padre, a uma atitude mais intensa de mudança de postura. E na maioria desses momentos, fazemos uma vista grossa ou deixamos para depois esse chamado a se tornar diferente do mundo e imitador do Cristo. A oportunidade de mudança verdadeira e radical nos é dada a todo o momento por meio da palavra e prática da Caridade Evangélica, tanto com os nossos assistidos que são nossos Mestres e Senhores, como, com os confrades e as consócias de nossas Conferências, e que se pararmos para pensar bem, são nosso grupo de amigos e amigas, que por meio dos laços da fé, se unem para praticar o bem aos desfavorecidos e também viverem como uma família em Deus. Como toda família, vamos viver alegrias, conflitos e dificuldades juntos, pois somos todos iguais e diferentes ao mesmo tempo. Mas, que possamos ter a consciência de que a maturidade de nossos comportamentos e palavras irá ser determinante para uma prática responsável, humanizada, igualitária – que leva em consideração as diferenças de cada um, e assim assiste o todo – e  que por fim beneficia a comunidade, com seu extremo amor que trabalha para que todos possam caminhar com mesmo ritmo e firmeza no passo, sempre juntos.

Que nestas comemorações de final de ano, possamos realmente mudar nossa forma de pensar, agir e amar sem reservas ou receios. Que possamos atender os outros em suas necessidades e sermos mais fiéis e compromissados com o projeto da Caridade. Que nos vejamos mais como irmãos/amigos em nossas Unidades Vicentinas, e que possamos nos apoiar, nos compreender mutuamente, com sinceridade e sensibilidade.

Esperamos que, nesta edição, você possa ser mergulhado e conduzido a uma reflexão profunda da Nossa Missão Vicentina, que é a Caridade, mas não só com o Pobre, também com aquele que trabalha lado a lado com você, em sua Conferência ou qualquer Unidade Vicentina à qual faça parte. Que os trabalhos e reflexões de 2019, conduzidos sobre a temática “Mestres e Senhores”, que esta sendo proposta pelo CNB, possam ajudar a ter uma evolução humana, social, espiritual e profética da Caridade em uma realidade que cada vez mais fica complexa e desafiante a nós. Desejo boas festas, bons trabalhos. Que seja um bom momento para a criação de novos laços e fortificação dos mais antigos laços de amizade. Boa leitura!

Vinício Carvalho Reis Souza

Diretor de Comunicação do CM Formiga