Conheça a história da técnica de enfermagem da SSVP que viralizou em foto, dando colo a idosa

A foto da técnica de enfermagem Valdirene Aparecida Machado segurando uma idosa no colo, como se fosse um bebê, viralizou em sites de notícias e redes sociais. A comoção se deu pela demonstração de carinho. E esta história aconteceu em um Lar da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP).

Em entrevista à equipe de jornalismo do site do Conselho Metropolitano de Formiga, Valdirene contou que não esperava tanta repercussão. Ela tem 30 anos e trabalha há 7 no Lar Vicentino de Itapeva, Obra Unida da SSVP no interior de São Paulo (SP). A entidade estava fazendo um procedimento para separar os idosos com sintomas da Covid-19 e aqueles que não tinham sintomas. Enquanto o quarto da D. Tereza Lara, de 84 anos, não ficava pronto, Valdirene a colocou no colo. “Eu só queria que ela ficasse o mais confortável possível”.

Colegas da técnica de enfermagem viram a cena e decidiram registrá-la em uma foto. A imagem foi parar na internet e viralizou. “Eu não queria fama, nem nada. Foi só um gesto de carinho que temos o hábito de praticar com nossos idosos, afinal, para muitos, nós somos a única família que eles têm”.

D. Luzia teve Covid e precisou ser hospitalizada dias depois. Valdirene não titubeou e foi visitá-la. Parecia que a idosa esperava por aquele reencontro. Cerca de 30 minutos depois, D. Luzia morreu. “Eu sofri e chorei tanto. É uma dor que não sei explicar”, encerra.

 

Fonte: Redação do CM Formiga