Feliz Natal

Aos vicentinos da área do Conselho Metropolitano de Formiga,

 

Você, minha amiga ou meu amigo vicentino (a), é uma estrela-guia. Sim, seus atos e gestos se assemelham à Estrela de Belém, que guiou os Três Reis Magos à Luz, ou seja, até o Menino Deus. Na condição de membro da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), você também é um guia, conduzindo os Pobres aos caminhos da fé, esperança e Mudança Sistêmica (promoção social).

Em uma sociedade que despreza, humilha e deixa os Pobres sempre às margens dela, uma sociedade cujos gestos se assemelham ao de Herodes, os confrades e as consócias em vez de perseguirem, estendem as mãos aos ‘pequenos do Reino’; enxergam nas pessoas carentes o próprio Jesus que, por amor de Deus, encarnou-se entre nós.

Jesus nasceu pobre para nos ensinar a amar todas as pessoas, em especial, as desvalidas de bens. Virar as costas a um Pobre é agir como os donos de estábulos que se recusaram a abrir suas hospedarias para que Maria pudesse dar à luz. “Todas as vezes que não acolhestes ao menor de meus irmãos, a mim não acolhestes”. “Todas as vezes que o acolhestes, acolheram a mim”.

Ainda inebriados pela Festa da Imaculada Conceição, celebrada no último dia 8 de dezembro, tomemo-la como exemplo da perfeita caridade, que acolhe sem questionar, permitindo que a Providência Divina se opere: “Faça-se em mim segundo a tua vontade”. Que sempre possamos dizer ‘Sim’ aos trabalhos na SSVP, aos Pobres que batem nas portas de nossas Conferências e à missão de amar incondicionalmente o que está próximo e o que não está próximo!       

  

 

Confrade Geraldo Pinto

Presidente do Conselho Metropolitano de Formiga