Lagoa da Prata celebra 400 Anos do Carisma Vicentino

Eram 07h30, quando começaram a chegar os confrades e as consócias no Salão Nossa Senhora de Fátima para participar da Assembleia de São Vicente de Paulo, organizada pelo Conselho Central São Carlos Borromeu e pelo Lar São Vicente. Todos estavam ansiosos para conhecer o responsável pela reflexão do dia celebrando 400 anos do Carisma Vicentino: Padre Joelson.

Padre Joelson Cézar Sotem é o Coordenador da Família Vicentina no Brasil e o representante do Brasil no Conselho Internacional da Família Vicentina.

A missão do Conselho Nacional da Família Vicentina consiste em proporcionar elementos de espiritualidade e critérios de ação para a vivência do Carisma Vicentino, a fim de que se possa buscar a união entre os Ramos, tendo em vista um efetivo trabalho para e com os Pobres. Seu objetivo geral é criar mecanismos para uma efetiva colaboração mútua, entre os diversos Ramos da Família, aprofundando as atuais exigências do carisma Vicentino e respondendo juntos aos atuais e urgentes clamores dos Pobres, com respeito à autonomia e especificidade de cada Ramo.

Apesar de estar acometido de uma forte gripe Padre Joelson encantou a todos já no início dos trabalhos. Carismático e dono de uma pedagogia recheada de exemplos e testemunho de vivência vicentina ele nos ensinou muitas coisas novas e reforçou antigos ensinamentos de São Vicente de Paulo que permanecem cada dia mais vivos em nosso tempo.

Um dos Ramos da Família Vicentina, a Sociedade de São Vicente de Paulo tem a missão de transformar em ação o que Jesus nos apresenta em seu Evangelho. Os Pobres são os seus preferidos e nós somos enviados a cuidar destes pequeninos como cuidamos de nossa própria família. A ele temos que dar o que temos de melhor. O Pobre, apesar de sua aparência muitas vezes suja e rude, não quer o “resto” de nosso tempo, nem o “resto” da nossa comida ou da nossa roupa. Ele quer o melhor, ele quer que o amemos como Jesus o ama. Sem preconceito e sem impor condições. Ele não precisa apenas da nossa caridade, mas ele deseja e anseia pelo nosso amor. Ele deseja e espera que vamos ao seu encontro e sentemos com ele à mesa e tomemos com ele a refeição, assim como Jesus fez com os cobradores de impostos e as prostitutas.

Padre Joelson nos mostrou que não estamos sozinhos nesta missão, mas que existem muitos irmãos nossos espalhados pelo mundo inteiro que fazem este mesmo trabalho de ir ao encontro do Pobres, dos preferidos do Pai. São eles que nos precedem no reino de Deus. São eles que nos abrem as portas do céu. Os diversos ramos da Família Vicentina estão espalhados pelos quatro continentes e formam um verdadeiro exército da caridade inspirados e iluminados pelo carisma de São Vicente de Paulo. No Brasil existem mais de 10 Ramos da Família Vicentina atuantes como as Filhas da Caridade; os Missionários Vicentinos; Religiosos de São de Vicente de Paulo; a Congregação da Missão responsável pela formação dos Padres Lazaristas e assim por diante.

Durante a Assembleia tivemos também a grata satisfação de apresentar 17 novos vicentinos e vicentinas que se engajaram de coração e de braços nesta jornada gratificante de levar ao próximo um pouco do melhor que temos para oferecer.

Após um dia intenso de reflexão, ensinamentos, troca de informações, fortalecimentos dos laços de amizades entre seus membros, todos confrades e consócias voltaram para suas casas renovados e fortalecidos na Missão de servir a Cristo nos pobres. Quando vamos ao encontro do Pobre vamos ao encontro do próprio Deus presente nele. Assim nos diz São Vicente de Paulo: “Dez vezes iremos aos pobres, dez vezes encontraremos a Deus”.

Encerramos a Assembleia com a Celebração Eucarística presidida pelo Padre Joelson Sotem, CM.

Texto: confrade Sebastião Camilo Borges