Papa Francisco nomeia presidente-geral da SSVP para integrar Dicastério do Vaticano

O papa Francisco acaba de nomear o confrade Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente-geral da Sociedade de São Vicente de Paulo, como membro do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. 

“Recebi, com enorme emoção, a notícia da nomeação do Santo Padre para representar os vicentinos do mundo inteiro neste importante Dicastério, cujo foco de atuação tem muito a ver com a prática caritativa da nossa Sociedade. É uma honra imensa, e também um grande privilégio participar deste Dicastério, que é um dos mais importantes da Santa Sé”, comentou o confrade Renato Lima.

O Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral foi criado pelo papa Francisco como resultado da fusão de várias comissões e conselhos pontifícios, entre eles o extinto “Cor Unum”, do qual a Sociedade de São Vicente de Paulo fazia parte. 

Segundo os estatutos do órgão, em vigor desde 1º de janeiro de 2017, o Dicastério atua nos campos da justiça e paz, migração e refugiados, saúde, obras de caridade e o cuidado com a criação divina. À luz do Evangelho e da doutrina social da Igreja, o Dicastério promove o desenvolvimento humano integral, com especial atenção aos necessitados, menores, doentes e desempregados, incluindo a assistência em catástrofes naturais.

Compete ainda ao Dicastério a promoção da solidariedade com os mais vulneráveis, particularmente através das celebrações dos dias mundiais da paz (1º de janeiro), do migrante (20 de junho) e do doente (11 de fevereiro). Também, de acordo com os estatutos do Dicastério, existem três comissões de trabalho: “Comissão da Caridade”, “Comissão da Ecologia” e “Comissão da Saúde”.

O Dicastério é presidido por um prefeito (cardeal Peter Turkson), assistido por um secretário (monsenhor Bruno Marie Duffé) e por um secretário adjunto (padre Augusto Zampini Davies), além de quatro subsecretários, consultores e especialistas. A agenda de atividades para 2021, prevendo a realização de uma Assembleia Plenária, será divulgada em breve no site do Dicastério (www.humandevelopment.va), em italiano, inglês e espanhol.

Além deste Dicastério, a Sociedade de São Vicente de Paulo, por meio do Presidente-geral, também faz parte, desde 2018, do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (www.laityfamilylife.va) e encontra-se em tratativas para ingressar no Dicastério para a Comunicação, a convite do Vaticano. 

A palavra “dicastério”, incomum em vários dicionários e idiomas, pode ser traduzida como “departamento da Cúria Romana” exercendo funções de governo, equivalente aos ministérios existentes nos países.

 

Fonte: site do CGI