https://www.traditionrolex.com/39

Conselho Metropolitano de Formiga

Confrade que vai para a JMJ comenta relação entre o hino do evento com a SSVP

A Jornada Mundial da Juventude é um evento muito importante para a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). Foi numa edição dela que aconteceu a beatificação de Antonio Frederico Ozanam (1997). Ao longo dos anos, os jovens vicentinos participam com muito entusiasmo da JMJ, onde renovam a fé na esperança, e têm a oportunidade de aprender e multiplicar os conteúdos aprendidos nas Conferências. O próprio Conselho Metropolitano de Formiga incentivou a participação de uma jovem assistida, para que ela pudesse viver todas as emoções da ‘Jornada’, em 2013, no Rio de Janeiro (RJ).

Uma nova etapa do evento já está programada para acontecer nos próximos dias 1 a 6 de agosto de 2023, em Lisboa (Portugal). O confrade Wellington Ponciano, coordenador de Jovens do Metropolitano, estará entre os participantes.

Nesta fase de preparação, o clima é de muita expectativa para os dias de festa junto com o Papa Francisco. A coordenação do evento já tem divulgado diversos materiais para que os jovens comecem a viver a espiritualidade da JMJ. Um deles é o hino – ‘Há Pressa no Ar’ – inspirado no lema da Jornada: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39). A letra é do padre João Paulo Vaz, da Diocese de Coimbra.

Desde que ouviu a música pela primeira vez, o confrade Wellington se identificou muito com a letra. “O hino é inspiração, porque ele nos fala da relação muito próxima com Cristo: evangelização, bons sentimentos e objetivos para servir, além do ‘Sim’ em nossas missões. Deus nos fez missionários e nós buscamos a santidade por meio do serviço aos Pobres. Com isso, levando ao mundo a esperança que nasce da fé”, conclama.

Um trecho, de forma especial, chamou a atenção do vicentino. “Não olhes para trás, não digas que não/Ouve o teu coração/E parte, sem medo, nesta missão”. O confrade Wellington explica: “Eu nunca desisti do que eu quero, mesmo que existam obstáculos. Enquanto vicentinos, precisamos ter coragem para lutar em nossas missões; e o nosso caminho, a gente faz caminhando. Não adianta querer dar dois ou três passos de uma vez. Acredite, você chega lá”.

A seguir, a letra do hino da JMJ:

 

De todo o mundo para este lugar
Partimos, voamos, chegamos aqui
Com Maria, ensaiamos um sim
Queremos servir, fazer a vontade
Do Pai, nosso Pai
Chamados a ser com Cristo Jesus
Queremos dar, queremos estar
Dispostos ao sim, fazer como a Mãe

Todos vão ouvir a nossa voz
Levantemos os braços, há pressa no ar
Jesus vive e não nos deixa sós
Não mais deixaremos de amar

Tu que andas à procura de ti
Parte à descoberta, vem ver o que eu vi
Vem conosco, vem olhar para além
Daquilo que fazes e que não te deixa
Sorrir e amar

Não olhes para trás, não digas que não
Ouve o teu coração
E parte, sem medo, nesta missão

Foi Maria quem primeiro acolheu
A grande surpresa da vida sem fim
Confiante e simples, quis receber
Tão grande mistério de um Deus que é
Pra sempre / Por ti e por mim
Não posso calar, não posso deixar
De dizer: Meu Senhor
Conta comigo, não mais calarei!

Sem ter dúvidas da sua missão
Maria, tão jovem, depressa deixou
Sua casa e pela montanha subiu
Pra ver Isabel e logo encontrou
Saudação, comunhão
O fruto é bendito, é o meu Senhor!
E eu também quero ouvir
Porque acreditaste, para sempre és feliz!

 

https://www.traditionrolex.com/39