Conheça a nova vice-presidente da Região I, que será um elo entre os vicentinos do CM Formiga e o CNB

A consócia Vânia Peres de Souza Cruz, de 47 anos, ainda não teve a oportunidade de conhecer o Conselho Metropolitano de Formiga. Mas a partir de fevereiro, quando ocorrerá a primeira visita, ela estará pelos próximos 4 anos ao lado dos confrades e consócias da área.

A vicentina foi empossada vice-presidente da Região I no último final de semana, e tem pela frente a missão de aproximar e estabelecer vínculos entre os confrades e consócias dos seis Conselhos Metropolitanos (CMs) que formam a área, e o Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP).

Integram a Região I os CMs: Montes Claros, Diamantina, Belo Horizonte, Contagem, Divinópolis e Formiga.

Quem é Vânia Cruz?

A nova vice-presidente da Região I trabalha como secretária e é membro da Conferência Santa Edwiges, em Ibirité, área do Conselho Metropolitano de Contagem.

A atuação vicentina de Vânia começou há 34 anos. Durante esse tempo, já foi presidente de Conferência, Conselho Central; secretária de Central e CP; orientadora de Conferência de Criança e Adolescente (CCA) de Central e secretária de Conselho Metropolitano.

Ela assume agora o encargo mais alto na sua trajetória dentro da SSVP, e não imaginava que fosse a escolhida. “Eu recebi com muita surpresa o convite para a vice-presidência da Região I. Esperava até que fosse o meu marido (confrade Rogério) que foi presidente de Metropolitano. No entanto, nesta gestão, a nova diretoria tem priorizado o protagonismo feminino. Todas as sete regiões serão presididas por mulheres”.

Consócia Vânia sabe que terá muito trabalho pela frente. “O maior desafio é reanimar os vicentinos que se afastaram das Conferências por causa da pandemia e reacender neles a chama da caridade”. Desafio este que ela está muito motivada a transpor. “Eu assumo esta missão com muita disposição, entusiasmo e força de vontade”.

Junto com Vânia, estarão à frente da Região I: o confrade Carlos Wagner (integrante da Escola de Capacitação Antonio Frederico Ozanam-Ecafo), Amanda Dias (integrante da Comissão Nacional de Jovens-CNJ) e consócia e Cilea dos Santos Correia (integrante da Coordenação Nacional de Conferência de Criança e Adolescente-CCA).

A consócia Vânia assume o encargo antes ocupado pelo confrade Orlando Inácio, ao qual o Conselho Metropolitano de Formiga agradece com muito carinho pela dedicação que teve à frente da Região I nos últimos 4 anos.