https://www.traditionrolex.com/39

Conselho Metropolitano de Formiga

Ecafo em Bom Sucesso reúne cerca de 130 vicentinos

Aproximadamente 130 vicentinos participaram de um encontro nesse último domingo, dia 06 de novembro, na cidade de Bom Sucesso/MG. Estiveram presentes confrades e consócias de Bom Sucesso, Mercês de Água Limpa, Cajangá, Machados, São Tiago e Santo Antônio do Amparo. O evento se iniciou às 8h, com encerramento ás 17h30. Os temas palestrados foram:

 

  •     “A IMPORTÂNCIA DAS CONFERÊNCIAS E OS 150 ANOS DA SSVP NO BRASIL”

OBJETIVO: Mostrar a importância para a causa do Pobre, a existência das Conferências como pedra fundamental para o alicerce da entidade. Abordar a história da SSVP com uma pincelada nos propósitos de Frederico Ozanam, partindo, em seguida, para a realidade brasileira, projetos e citar também a história da SSVP na nossa região;

 

  •     “FREDERICO OZANAM E VICENTE DE PAULO NA CAUSA DO POBRE”

OBJETIVO: Contar rapidamente a história destes dois santos e suas filosofias de vida. Enfocar suas lições para o trabalho a ser realizado nos dias de hoje, bem como na necessidade de reforçar as Conferências;

 

  •      “A IMPORTÂNCIA DA REGRA DA SSVP

OBJETIVO: Mostrar a necessidade de toda a diretoria se inteirar da Regra vicentina, bem como os demais confrades e consócias. Lembrar sobre a mudança que acontecerá ainda este ano para agilizar ainda mais os trabalhos vicentinos. Enfocar que a REGRA torna a SSVP sólida e organizada.

 

  •     “ENVIO, A RESPONSABILIDADE DOS VICENTINOS”

OBJETIVO: Como tema de encerramento, o propósito maior foi proporcionar um belíssimo incentivo aos participantes. Mostrar o lado interessante de cuidar dos Pobres e da necessidade de ampliar as Conferências para o reforço da SSVP. Firmar com os participantes um compromisso de todos se envolverem de maneira atuante nas Conferências, bem como convidar outros.

 

No momento de partilha nos grupos, os participantes conversaram sobre a vocação vicentina, deram ideias de como convidar novos vicentinos e, na troca de experiências, os mais velhos incentivaram os mais novos ao trabalho na SSVP.

Marcaram presenças também os confrades Michel de Paula, Raphael Henrique e Wellington Ponciano, da diretoria do Conselho Metropolitano de Formiga.

Todos os anos o Conselho Central de Bom Sucesso realiza o encontrão da ECAFO, mas diante da pandemia dos últimos dois anos, as atividades estavam paradas. Os participantes puderam levar bastante bagagem para as suas Conferências, diante de todos os temas trabalhados.

Um fator marcante foi a participação de novos vicentinos que puderam compreender o funcionamento desta organização tão importante para a evangelização e ação social.

O encontro foi bem interativo com atividades de entretenimento após o almoço e o encerramento aconteceu com uma Celebração da Palavra, haja vista a impossibilidade de estarem presentes alguns dos padres da cidade.

 

Texto: confrade Elias Daniel (ECAFO/BOM SUCESSO-MG)

https://www.traditionrolex.com/39