Três confrades serão patronos da Jornada com o Papa

A missão da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) é ‘ser uma rede de amigos, buscando a santificação por meio do serviço ao necessitado, com respeito, amor, alegria e em defesa da justiça social’. E os membros têm conseguido alcançar este objetivo, principalmente no que tange ao tópico ‘santificação’. No próximo mês, Isabel Cristina – que participava das atividades da ‘Sociedade’ em Barbacena (MG) – tornar-se-á uma ‘bem-aventurada’ da Igreja Católica, que é o segundo passo para a santificação. Ao longo da história, muitos dos associados tiveram exímios modelos de vida cristã e figuram hoje nos altares das igrejas.

Três vicentinos, de modo especial, têm recebido recentemente o destaque que merecem. Eles foram escolhidos como patronos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa (Portugal), em agosto de 2023. São o beato Pedro Jorge Frassati, o beato Carlo Acutis e são João Paulo II.

O cardeal-patriarca de Lisboa, Dom Manoel Clemente, diz que os três e os outros 10 santos e beatos que serão patronos da JMJ, “demonstraram que a vida de Cristo preenche e salva a juventude de sempre. Com eles contamos, com eles partimos”.

O presidente nacional da SSVP, confrade Márcio José, tem feito apelos para que a comunidade vicentina torne os santos e bem-aventurados do Carisma, ainda mais conhecidos. No último final de semana, durante o Encontro Nacional de Comunicação da SSVP, em Osasco (SP), ele pediu que os associados divulguem amplamente as mulheres e os homens vicentinos que alcançaram a beatificação e santificação, inclusive, o confrade Antonio Frederico Ozanam (principal fundador da SSVP).

A seguir, conheça um pouco sobre os três patronos vicentinos da SSVP.

 

Pedro Jorge Frassati 

O Beato Pedro Jorge nasceu numa família da alta burguesia italiana, no dia 6 de abril de 1901, em Turim. Aos 12 anos, ingressou no Colégio dos Jesuítas, onde começou a participar no Apostolado da Oração e na Conferência de São Vicente de Paulo. Seguiu para estudos superiores no Politécnico de Turim, em Engenharia de Minas e, em 1920, inscreveu-se no Partido Popular Italiano. Entrou na Ordem Terceira de São Domingos, em 1922. Em junho de 1925, foi-lhe diagnosticada uma poliomielite fulminante, que lhe causou a morte, no dia 4 de julho, dia em que se assinala a sua festa litúrgica. Foi beatificado a 20 de maio de 1990.

 

Carlo Acutis

O Beato Carlo Acutis nasceu no dia 3 de maio de 1991. Desde cedo, demonstrou uma grande apetência para a informática, dom que utilizou no serviço aos outros e na divulgação de conteúdos de formação cristã, como a exposição sobre os milagres eucarísticos. Em setembro de 2006, surgiram os primeiros sinais de doença e, após o diagnóstico, uma leucemia fulminante. Com total confiança, entregou, então, a Deus o pouco tempo de vida que lhe restava. Faleceu no dia 12 de outubro de 2006 e foi beatificado no dia 10 de outubro de 2020. A sua festa litúrgica celebra-se a 12 de outubro.

 

João Paulo II

São João Paulo II (Karol Wojtyla) nasceu em 18 de maio de 1920, em Wadowice (PolÔnia). No contexto da II Guerra Mundial, amadureceu a sua vocação ao sacerdócio e, em novembro de 1946, foi ordenado presbítero. No dia 16 de outubro de 1978, com 56 anos de idade, foi eleito Papa. Visitou 129 países, durante o seu pontificado, e, em 1984, criou a JMJ (Jornada Mundial da Juventude). Faleceu no dia 2 de abril de 2005 e foi canonizado em 27 de abril de 2014. A sua festa litúrgica celebra-se a 22 de outubro.

Durante a beatificação de Ozanam, ele informou que na juventude, participou de uma Conferência Vicentina.