https://www.traditionrolex.com/39

Conselho Metropolitano de Formiga

CM Formiga tem 2.423 mulheres associadas

Elas chegaram por último. No início da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) apenas era admitida a participação de homens. Mas quando chegaram, além de agregarem mais delicadeza à instituição, mostraram que são muito vocacionadas para o serviço aos Pobres. Hoje, na área do Conselho Metropolitano de Formiga, o número de mulheres é muito próximo ao número de homens.

 

Segundo o último levantamento, o CM tem 4.963 associados (incluindo aspirantes). Deles, 2.423 são mulheres e 2.634 são homens.

 

Uma curiosidade é que o Metropolitano de Formiga nunca foi presidido por uma mulher, no entanto, atualmente, três Centrais são liderados por representantes femininas: Arcos (consócia Imaculada Neves), Abaeté (consócia Aline Coelho) e Piumhi (consócia Lúcia Costa). O CM Formiga possui 11 Conselhos Centrais.

 

O início da participação feminina dentro da SSVP é desconhecido. O saudoso confrade Hélio Pinheiro, confrade do Conselho Metropolitano de Governador Valadares e estudioso da história vicentina, afirma no texto “O Feminino na SSVP” que em 1956, em Paris, na França, foi realizada a 4ª Assembleia Internacional da Sociedade e um dos assuntos foi a presença feminina nas Unidades Vicentinas.

 

Segundo o confrade, o 1º Encontro Nacional Vicentino (1965) foi realizado no Rio de Janeiro e foi um dos primeiros eventos com a participação feminina.  

 

Embora com este lapso histórico, as mulheres são muito importantes para a SSVP. Tanto que o dia 14 de agosto, aniversário de nascimento de Amélie Ozanam (esposa de Ozanam), foi instituído como “Dia Internacional da Mulher da SSVP”.

 

A todas as consócias, assistidas, benfeitoras e funcionárias da SSVP fica aqui registrado o reconhecimento do Conselho Metropolitano de Formiga.

https://www.traditionrolex.com/39