https://www.traditionrolex.com/39

Conselho Metropolitano de Formiga

Confrades Michel e Paulo César se inteiram sobre assuntos nacionais

Aconteceu nesse final de semana o 31º Encontro Nacional de Jovens da Sociedade de São Vicente de Paulo, em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana de Recife (PE). O coordenador de Jovens do Conselho Metropolitano de Formiga, confrade Michel de Paula, e o coordenador de Jovens do Conselho Central, confrade Paulo César, participaram de todas as atividades.

Eles ouviram as palavras de motivação do confrade Cristian Reis da Luz, presidente nacional da SSVP, direcionadas à juventude.

“Que nossas ações façam das Comissões de Jovens o alicerce do presente e do futuro da SSVP”. Em seguida, questionou e respondeu: “jovens, vamos continuar a construir a história da entidade? Porque com a juventude, a SSVP cresce”.

O presidente ainda mostrou dados históricos relacionados aos jovens. Dentre eles, o início da organização da juventude vicentina no Brasil em 1966, cerca de 90 anos após a criação da entidade no país.

Cristian, por fim, relembrou feitos importantes dos jovens, tal como a implantação da Via-sacra, que é hoje uma das principais atrações da Romaria Nacional dos Vicentinos ao Santuário de Aparecida (SP).

A vice-presidente do Conselho Nacional do Brasil (CNB), consócia Elisabete Castro, acredita no potencial dos jovens e no papel que a SSVP pode desempenhar à juventude que está distante dos preceitos cristãos. “Vocês (jovens) podem mudar o mundo e a SSVP pode oferecer aos jovens uma oportunidade de serviço e amor aos Pobres que estão lá fora”.

PROTAGONISMO

O 31º Encontro Nacional de Jovens tem como tema a citação do Papa Francisco: “Não deixe para os outros o ser protagonista da mudança”.

Sobre ele, a consócia Denise Ramos, coordenadora nacional de Jovens, explicou que a juventude protagonista é aquela que assume responsabilidades, não tem medo de ousar e não fica se vitimizando diante das dificuldades.

Quando os jovens vicentinos assumirem os papéis de ‘protagonistas das mudanças’, Denise acredita que os Pobres serão os principais beneficiados. “Somos nós, juntos e misturados, para fazermos a diferença na SSVP. Enquanto estamos com medo, e não querendo assumir responsabilidades, tem gente lá fora passando frio e fome”.

Lançado o projeto ‘100% CJ’

Durante o Encontro Nacional de Coordenadores de Comissões de Jovens, a coordenação nacional lançou o projeto ‘100% CJ’.

A proposta é que haja Comissão de Jovens formadas e atuantes em todos os Conselhos Centrais e Particulares do País. Informações detalhadas sobre o projeto vão ser divulgadas nesta semana, por meio de uma Circular.

FÓRUM NACIONAL

Michel e Paulo César também souberam em primeira mão a data do próximo Fórum Nacional da Juventude Vicentina. Será entre 4 e 7 de setembro do ano que vem, na Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, em Ribeirão das Neves (região metropolitana de Belo Horizonte-MG).

https://www.traditionrolex.com/39