https://www.traditionrolex.com/39

Conselho Metropolitano de Formiga

Jovens e SSVP: quem ‘shippa’?

O verbo ‘shippar’, do inglês relationship, virou uma febre entre os jovens na internet. Ele geralmente é usado quando os internautas querem unir um casal, ato normalmente representado por uma hashtag e a fusão dos nomes de quem se deseja juntar. Por exemplo: Frederico e Amélie = #FreAme Dentro da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), há jovens que são completamente apaixonados pela instituição. Praticam a caridade de forma despretensiosa, assumem encargos, estão sempre disponíveis... Então, pode-se dizer que eles também merecem ser ‘shippados’ com a entidade, pois vivem um caso de amor com ela. Não há hashtag mais propícia para identifica-los que #juventudevicentina

Na área do Conselho Metropolitano de Formiga há jovens vicentinos muito atuantes. Eles seguem os exemplos de Antônio Frederico Ozanam, principal fundador da SSVP, lutando contra a fome e em pela promoção social das famílias assistidas.

O trabalho da juventude é extremamente importante, pois representa a continuação da Sociedade de São Vicente de Paulo, bem como a divulgação nas comunidades dos valores cristãos, tais como o amor ao próximo, a amizade e a fraternidade.

 

POTENCIAL

 

O confrade Anderson Ferreira coordena os trabalhos da juventude na Região I da SSVP. Isso significa que ele é responsável por animar, acompanhar e motivar os jovens dos Conselhos Metropolitanos de Formiga, Montes Claros, Diamantina, Belo Horizonte, Contagem e Divinópolis.

Segundo ele, a juventude do CM Formiga é “uma potência dentro da Região I”, descreve. Isso porque, segundo o vicentino, há uma alta concentração de Conferências formadas por jovens e estes realizam um trabalho muito bom. Para que o ‘bom’ se transforme em ‘excelente’, Anderson acredita que só faltam os jovens realizarem um trabalho mais integrado dentro do CM, não atuando apenas nas Conferências. “Aproveitem muito todo esse potencial de juventude que existe no CM Formiga. Utilizem sua força, animação e juventude em favor de nossos Mestres e Senhores, os Pobres”, aconselha.

 

“Tenhamos como foco Deus e Ozanam”

 

O responsável por coordenar e animar os jovens dentro da área do Conselho Metropolitano de Formiga é o confrade Michel de Paula. Ele é uma liderança que está sempre próxima dos Conselhos Centrais para que a chama da caridade nunca se apague nos corações da juventude que está a serviço da SSVP.

O confrade se diz muito grato pela oportunidade de trabalhar e conviver com jovens tão comprometidos com a causa. “Cada um deles colabora com a evangelização em rede, porque à medida em que trabalham, espalham o ideal de São Vicente e Ozanam; um ideal que nasceu em Paris e está hoje no interior, em nossa Minas Gerais”.

Aos jovens, Michel também faz uma recomendação. “Continuem, perseverem... Que tenhamos como foco Deus (nossa luz e nossa esperança) e Ozanam (que sempre venceu apesar dos percalços). Pela luz do Espírito Santo, Ozanam conseguiu ter uma inspiração de ajuda ao próximo. Vamos continuar o legado dele”.

4 de julho: Dia do Jovem Vicentino

 

O mundo inteiro celebra em 4 de julho o Dia Internacional do Jovem Vicentino. A data foi instituída pelo Conselho Geral em 2017. A escolha do dia se justifica porque também recorda-se em 4 de julho a memória litúrgica do bem-aventurado confrade Pedro Jorge Frassati, considerado pelo papa João Paulo II como um modelo para a juventude que ama a Jesus e aos Pobres.

No Brasil, de forma especial neste ano, todo o dinheiro arrecadado durante as reuniões de Conferências e Conselhos entre 1º e 7 de julho vão para a ‘Coleta Especial para a Juventude da SSVP’. Ele vai ajudar a custear o III Fórum Nacional da Juventude, em 2020. O evento é o maior encontro de jovens vicentinos do mundo.

https://www.traditionrolex.com/39