https://www.traditionrolex.com/39

Conselho Metropolitano de Formiga

Páscoa: duas curiosidades de Ozanam e São Vicente sobre este tempo da Igreja

Esta é uma das semanas mais importantes dentro do calendário católico. Nela, os cristãos revivem a vida, paixão, morte e ressureição de Cristo. Os vicentinos celebram em suas Paróquias e, ao longo da história, outras curiosidades ligam a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) às celebrações de Páscoa.

 

Você sabia que Ozanam distribuía pães após a Celebração de Páscoa?

 

Henri Parreyeve, amigo pessoal de Ozanam, conta que depois da comunhão geral na Catedral de Notre-Dame (Paris/França), o principal fundador da SSVP se despedia rapidamente dos conhecidos. Dizia que tinha que preparar aulas, mas, segundo o amigo, “ele ia comprar pão e levar aos seus pobres, fazendo assim sua ação de graças”.

Segundo estudos do confrade Thiago Tibúrcio, ex-diretor nacional de Comunicação da SSVP e ex-presidente do Conselho Metropolitano de Brasília, “em 1842, Ozanam ajuda a organizar na Catedral retiros preparatórios para a Páscoa, coordenados pelo Padre de Ravignan. Em um dia, ele se alegra ao ver o resultado do exercício: na fila da comunhão na Catedral havia nobres e ricos cobertos de enfeites ao lado de pobres em roupas de operários, militares, alunos das escolas normais e da politécnica, crianças e sobretudo estudantes em grande número. A comunhão durou uma hora. Todos saíram da Catedral tocados, mas para Ozanam o momento ainda não havia acabado: “ele foi a casa dos pobres de sua Conferência retribuir a visita que Nosso Senhor o havia feito na Eucaristia”.

 

Você sabia que São Vicente de Paulo Nasceu em uma terça-feira de Páscoa?

 

São Vicente de Paulo nasceu em uma terça-feira de Páscoa, em 24 de abril de 1581, na aldeia Pouy, sul da França, e desde cedo destacou-se pela notável inteligência e devoção. 

 

 

https://www.traditionrolex.com/39