https://www.traditionrolex.com/39

Conselho Metropolitano de Formiga

PROTAGONISMO DOS CPs: Conselho Metropolitano investe em formação

A Sociedade de São Vicente de Paulo no Brasil tem 2230 Conselhos Particulares (CPs). Destes, 70 estão na área do Conselho Metropolitano de Formiga. E, focado no protagonismo deles, o Metropolitano tem promovido formações, por meio da Escola de Capacitação Antonio Frederico Ozanam (Ecafo). A mais recente delas ocorreu no último sábado (11), no Casarão Vicentino, em Formiga.

Presidentes dos Conselhos Particulares da área puderam ouvir palavras de motivação para os trabalhos que desempenham, além de aprenderam mais sobre o carisma vicentino. A palestra ‘A espiritualidade do presidente de Conselho’, ministrada pela confrade Elias Daniel – coordenador da Ecafo do Conselho Metropolitano de Formiga – abordou a sobre a necessidade dos líderes de conhecerem a história da SSVP, bem como a espiritualidade que emerge da vivência com os Pobres, e o compromisso  cristão dos associados.

O encontro teve ainda a participação do coordenador da Ecafo para a Região I, confrade Carlos Vagner, que discorreu sobre ‘O Protagonismo Vicentino’. Os confrades e as consócias são indispensáveis nas vidas dos mais pobres, por levarem a eles alimentos, conforto e esperança. Papel de destaque que foi referenciado na Campanha da Fraternidade de 2023, segundo observou o assessor Espiritual do Metropolitano, padre Eron Beirigo.

O texto-base da Campanha da Fraternidade, que trata sobre a fome, cita o trabalho da SSVP como uma ação viva da Igreja em benefício das pessoas em situação de vulnerabilidade. A citação está nas páginas 51 e 52.

 

Mais formações

 

Embasado na Regra, nos artigos 91 e 94, o confrade Moisés Oliveira, elucidou quais são as responsabilidades dos presidentes de Conselhos Particulares.

A última formação foi com o confrade Agnaldo Lúcio, do Metropolitano de Barbacena, que incentivou os participantes a difundirem os Projetos Sociais da SSVP como forma de promoção social para as famílias assistidas.

Este é o segundo encontro para presidentes de Conselhos Particulares promovido pelo Conselho Metropolitano de Formiga. A previsão é de que mais uma formação aconteça ainda neste ano.

 

https://www.traditionrolex.com/39