https://www.traditionrolex.com/39

Conselho Metropolitano de Formiga

Quaresma sob a perspectiva do assessor Espiritual do CM Formiga

Na Quarta-feira de Cinzas, iniciamos o Tempo da Quaresma. Você sabe por que nós Católicos recebemos Cinzas em nossas cabeças no início da Quaresma ? É um simbolismo que nos remete à antiga tradição do Oriente Médio de jogar cinzas sobre a cabeça, como sinal de arrependimento e mortificação pelos pecados.

Mas de onde vem essas cinzas usadas no início da Quaresma ? Normalmente, elas são obtidas pela queima de ramos que foram abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior.

O Tempo da Quaresma é um tempo de Penitência e Sobriedade, é um tempo de Conversão, tempo de Graças de Deus, muitas Graças. Celebrar a Quaresma é reconhecer a presença libertadora e salvadora de Deus na caminhada do seu povo: pessoas que trabalham, que sofrem, que conquistam, que festejam, que lutam. E peregrinando por esta terra, encontram forças para celebrar a Redenção que acontece na Páscoa.

Quaresma é tempo forte de Conversão, mudança de vida: são 40 dias de Oração e Reflexão em torno da Palavra de Deus, que nos leva a confrontar o nosso cotidiano com os apelos do Criador, para a construção de um mundo mais humano, mais justo e mais fraterno. A experiência do Povo de Deus no deserto, que durou cerca de 40 anos, fortalece, hoje, o nosso caminhar rumo à libertação, deixando para trás a escravidão do Egito (passado) e a nossa escravidão do pecado (presente), concretizando o sonho da Terra Prometida, a Terra sem Males, a Eternidade, o Céu...

A Quaresma requer para o Cristão uma oportunidade de renovação, de morte ao pecado para ressurgir com Cristo para uma Vida Nova.

O Tempo Quaresmal invoca três momentos fortes para a caminhada eclesial e penitencial durante este tempo:

a) Preparação para a Páscoa: a partir da atualização da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, reascender nossa esperança e compromisso na construção do Reino de Deus.

b) Tempo de Jejum: com sabedoria, com disciplina e aprendizagem, fazer não a nossa vontade, mas a vontade de Deus.

c) Tempo da Campanha da Fraternidade: que neste ano está completando 60 anos, e por meio, dela a Igreja, em seu cuidado missionário, vem motivar-nos a refletir e assumir um maior compromisso com a “FRATERNIDADE E AMIZADE SOCIAL”, nestes tempos difíceis em que estamos vivendo em relação à convivência com o outro.

Portanto, a Quaresma nos propicia um clima de recolhimento, sobriedade e escuta dos sinais dos tempos, a partir da Palavra de Deus. Ela nos chama para uma radical conversão do nosso coração. O Profeta Ezequiel nos diz: “É preciso tirar do nosso peito esse coração de pedra e colocar um coração de carne” (Ez 36, 23 – 28). Aproveitemos este tempo favorável para o nosso encontro íntimo com a Graça Santificante de Deus!

 

Padre Heron Batista Beirigo

Assessor Espiritual do Conselho Metropolitano de Formiga - MG

https://www.traditionrolex.com/39